Videplast
Selecione a linguagem: ENGLISH ESPANOL

Novidades

PLASTIVIDA ENFATIZA A CONTRIBUIÇÃO SÓCIO AMBIENTAL DOS PLÁSTICOS

Nos últimos 20 anos, o peso médio das embalagens e de centenas de utilidades domésticas caiu pela metade por terem plásticos em sua composição. Com o menor peso conferido, é menor a exigência de combustível no transporte, o que reduz as emissões de dióxido de carbono (destruidor da camada de ozônio e gerador do efeito estufa).
  •  Aplicado nos automóveis:
 
No decorrer dos anos, a indústria automobilística descobriu no plástico um material que conferia aos automóveis maior segurança, melhor performance, além da possibilidade de redução nas emissões em função da sua leveza. Um veículo moderno tem hoje mais de 50 quilos de plásticos nas mais variadas aplicações (pára-choques, painéis, estofamentos, forração, etc). Além disso, adventos como a nanotecnologia, que confere aos plásticos características como resistência ao impacto, proteção a aos raios UV, entre tantas outras, agregam valor ao produto final.
 
  •  A participação na construção e arquitetura
Cada dia mais, os avanços da engenharia dão aos plásticos funções mais nobres na construção civil. São encontrados hoje tanto na parte estrutural - canos, tubos, telhas de cimento reforçado livres de amianto, revestimentos internos de paredes, - até na parte de finalização. Na arquitetura e decoração, estão presentes em pisos, esquadrias, batentes, entre outros, não apenas enfeitando os ambientes, mas também contribuindo na redução do consumo da energia usada no aquecimento das residências.
 
  •  Aplicação na medicina:
 Nos anos 40, foram introduzidos os materiais descartáveis de plásticos na área médica, diminuindo o risco de infecções. Hoje, não é possível se imaginar qualquer procedimento de saúde - médico, dentário, veterinário - sem o uso de plásticos. Estão presentes nas bolsas que preservam o sangue, por exemplo. São encontrados nas aplicações mais simples (curativos e seringas descartáveis, por exemplo), assim como nas mais complexas (como cânulas e até mesmo corações artificiais). A esterilização dos ambientes também conta com a participação dos plásticos (vedação de salas limpas, filtração, etc), assim como as vestimentas e aparatos dos próprios funcionários (roupas de nãotecidos, máscaras, entre outras). Os plásticos são a solução para garantir a saúde aumentado a expectativa de vida da população.
 
  •  Democratização da informação:
 Outra área na qual os plásticos vêm desempenhando papel significativo é na tecnologia da informação. Nunca antes foi tão fácil ter acesso à informação e ao conhecimento e o plástico pode ser considerado um grande aliado nesse avanço. Ele vem contribuindo a cada dia no processo de democratizar a tecnologia, com sua presença cada vez maior em computadores, telefones celulares, etc.
 
  • A preservação ambiental
  Para que se possa continuar usufruindo dos benefícios de segurança, conforto e praticidade que os plásticos nos oferecem, é necessária uma relação harmoniosa entre consumo e descarte - e nesse caso não só de plásticos, mas de todos os materiais - para que se garanta a preservação do meio ambiente.
 
3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar
 
O conceito dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - tem sido base para as ações da Plastivida na educação da população.
 
A Plastivida tem percorrido o Brasil para disseminar informações sobre a reciclagem mecânica e energética, a importância do conceito dos 3R's - Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a reciclabilidade de cada tipo de plástico, a importância da coleta seletiva e da destinação correta do plástico pós-consumo
 
O Reduzir fala sobre o consumo responsável. Evitar o desperdício é fundamental para que os recursos não faltem. Isso vale desde a água, até os produtos prontos. Um exemplo disso é o caso das sacolas plásticas.
  Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas - Através de uma pesquisa Ibope, a Plastivida verificou que 98% das pessoas reutilizam as sacolinhas para recolher o lixo doméstico e 71% dos entrevistados apontaram este tipo de embalagem como o mais adequado para carregar compras.

www.maxpressnet.com.br

Últimas Novidades

©2013 Videplast
Todos os direitos reservados Produzido por BRSIS