Videplast
Selecione a linguagem: ENGLISH ESPANOL

Novidades

A RECICLAGEM ENERGÉTICA DO PLÁSTICO FOI TEMA NO ESTANDE DA PLASTIVIDA NA BRASILPLAST 2009

A destinação do lixo urbano tem sido uma preocupação global e ameaça a qualidade de vida da sociedade. Sendo assim, a reciclagem energética, seus benefícios e sua eficiência se apresentam como solução para esta questão. Este foi o mote principal da apresentação da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos durante a Brasilplast 2009.
Segundo dados do IBGE, cerca de 70% do lixo gerado no Brasil é disposto de forma inadequada - queimado a céu aberto, jogado em aterros irregulares e lixões. Para estimular as discussões sobre o tema, a Plastivida mostrou como a Reciclagem Energética recupera a energia dos plásticos, através de processos térmicos e resolve a questão do resíduo sólido urbano, isso porque a energia contida em 1 kg de plástico equivale a 1 litro de óleo diesel.
Plástico é energia. No processo de reciclagem energética, os plásticos atuam como o combustível na queima do lixo e esta energia é revertida na forma elétrica ou térmica. É a energia (petróleo) se transformando novamente em energia (eletricidade e calor) no final do processo. O melhor é que se trata de uma tecnologia limpa – os gases são “lavados” e o que vai para a atmosfera é somente vapor d’ água; o que sobra da queima pode ser utilizado na fabricação de telhas e tijolos para a construção de casas populares.

O Brasil já dispõe da tecnologia para o tratamento térmico de lixo, que já é adotado nos Estados Unidos, China, Japão, Itália, França e Suíça, entre outros países. O processo permitiu à Alemanha, por exemplo, abolir os aterros sanitários. Atualmente, cerca de 150 milhões de toneladas/ano de lixo urbano são destinadas a mais de 750 usinas de geração de energia elétrica ou térmica espalhadas por todo o mundo, todas perfeitamente adequadas às mais rígidas normas ambientais. Só o Japão possui 190 unidades. No Brasil, apenas um protótipo deste tipo de usina funciona no Rio de Janeiro (Fundão) e fornece energia para a Universidade Federal (UFRJ).

www.jorplast.com.br

Últimas Novidades

©2013 Videplast
Todos os direitos reservados Produzido por BRSIS