CÓDIGO DE ÉTICA E OUVIDORIA

O Código de ética é um instrumento que busca orientar e disciplinar a realização dos princípios, visão e missão da empresa.

Serve para orientar as ações de todos os envolvidos na atividade empresarial da Videplast e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage.

Ser uma referência, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os funcionários da Videplast, independentemente do
cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os seus públicos de interesse: sócios, clientes, funcionários, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, sociedade, governo e as comunidades onde atua.

  • Viabilizar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes.
  • Reduzir a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos.
  • Fortalecer a imagem da Videplast e de seus funcionários junto aos seus públicos de interesse;

COMPROMISSOS DE CONDUTA

1.1 No exercício do cargo ou função, os funcionários da Videplast:
• Buscam o melhor resultado global para a empresa, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, representantes dos funcionários e os públicos de interesse.
• Exercem suas funções e autoridade, com espírito empreendedor e de superar desafios, visando sempre os interesses da empresa.
• Não usam cargo, função, atividade, facilidades, posição e influência com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.
• Não criam dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional.
• Exercem suas atribuições com efetividade, eliminando situações que levem a erros ou a atrasos na prestação do serviço.
• Respeitam a propriedade intelectual.
• Não alteram nem deturpam o teor de qualquer documento, informação ou dados.
• Promovem ações que possibilitam melhorar a comunicação interna.
• Enfatizam a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.
• Promovem o envolvimento de todos na realização dos objetivos estratégicos da Videplast.

1.2 No relacionamento com gerentes e colegas, os funcionários da Videplast:
• Agem de forma cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com que se relacionam, respeitando as diferenças individuais.
• Na sua vida profissional, agem sempre de forma leal com colegas ou gerentes.
• Reconhecem os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas ou gerentes.
• Não prejudicam a reputação de colegas ou gerentes por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio.
• Não buscam obter troca de favores que aparentem ou possam dar origem a qualquer tipo de compromisso ou obrigação pessoal.
• Estimulam a manifestação de idéias, quando alinhadas com os objetivos da empresa.

1.3 Em relação a preconceitos, os funcionários da Videplast:
• Promovem o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

1.4 Quanto às intimidações, os funcionários da Videplast:
• Não as toleram, bem como não toleram ameaças ou assédios de qualquer tipo.
• Não se submetem a situações de assédio moral (entendido como o ato de desqualificar repetidamente, por meio de palavras, gestos ou atitudes, a auto-estima, a segurança ou a imagem do funcionário em função do vínculo hierárquico) e denunciam o assediador.
• Respeitam a hierarquia, porém informam imediatamente à gerência superior qualquer comportamento irregular, desde que devidamente fundamentado.
• Comunicam imediatamente aos seus superiores hierárquicos, para as providências cabíveis, qualquer aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários ao interesse da empresa. Não cedem a pressões que visem à obtenção de vantagens indevidas.

1.5 Em relação a críticas, os funcionários da Videplast:
• Consideram as críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, como uma demonstração de lealdade a empresa e aos colegas.

1.6 Quanto à tolerância ao erro, os funcionários da Videplast:
• Aprendem com base nos seus próprios erros ou de outrem, eliminando suas causas e evitando sua repetição.
• Quando se consideram não capacitados para executar alguma tarefa, procuram os colegas, gerentes e supervisores a fim de obter os meios para superar essas limitações.
• Avaliam sistematicamente seus erros e acertos, com a participação da gerência imediata e dos supervisores, visando melhorar continuamente a qualidade de seu trabalho.

1.7 Quanto ao gerenciamento de desempenho:
• A Videplast garante a seus funcionários o direito de conhecer os resultados da avaliação do seu desempenho. Para isso, adota um processo transparente de gerenciamento de desempenho, com orientação individual ao funcionário sobre assuntos que, direta ou indiretamente, afetem seu trabalho.
• A Videplast garante aos seus funcionários o direito de conhecer os critérios de progressão funcional e a sua avaliação decorrente desses critérios

1.8 Quanto ao comprometimento das pessoas:
• A Videplast reconhece o esforço de seus funcionários para melhorar o resultado do trabalho, praticando o elogio como forma de valorizar os seus desempenhos.

1.9 Quanto a informações pessoais e funcionais:
• A Videplast garante que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, são restritas ao próprio funcionário e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações.
• As solicitações, análises e repasses dessas informações somente são feitas por quem tem a legitimidade para tanto, nos exatos termos da legislação, bem como para fazer prova em juízo, de acordo com orientação da área jurídica. A Videplast garante ao funcionário acesso às suas informações funcionais

1.10 Quanto ao direito a esclarecimentos:
• A Videplast assegura a seus funcionários o direito de solicitar e receber esclarecimentos sobre direitos e vantagens na Companhia.

1.11 Quanto ao ambiente de trabalho:
• Os direitos individuais são legítimos e respeitados, e sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo e a representatividade desta empresa.
• A Videplast garante a seus funcionários um ambiente de trabalho adequado, visando à segurança, à higiene, à saúde e ao bem-estar.
• Os funcionários desta empresa podem suspender a realização de atividades, após tomar as medidas corretivas, caso haja situações em que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho se encontre em risco grave e iminente, comunicando o fato imediatamente ao seu superior hierárquico.
• No exercício de suas atividades, os funcionários preservam e zelam o patrimônio da Videplast, traduzido em termos de máquinas, equipamentos, materiais, informações tecnológicas e estratégicas e facilidades operacionais.

1.12 Quanto à utilização do correio eletrônico, os funcionários da Videplast:

• Utilizam o correio eletrônico para assuntos pertinentes ao seu trabalho, cuidando sempre da segurança da informação e não disseminam mensagens que possuam conteúdo ilegal, pornográfico, racista, político ou qualquer outro conteúdo que não seja compatível com os interesses da empresa.

1.13 Quanto à aparência pessoal:
• A Videplast recomenda que os funcionários procurem levar em conta o tipo de atividade que executam, o público com o qual entram em contato e os hábitos culturais e empresariais da região onde trabalham.

As sugestões, dúvidas e violações a este Código de Ética, bem como qualquer ato, de funcionário ou partes relacionadas, que prejudiquem ou venham a prejudicar esta empresa, deverão ser imediatamente comunicados á comissão de ética, diretamente ou por intermédio do link “Ouvidoria”.

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